Outubro 3, 2024
Você tem confiança nas suas medições em 3D? Você tem certeza de que elas são precisas, repetíveis e confiáveis? Veja o artigoVocê trabalha na indústria pesada, aeroespacial, de transporte, energia ou mineração. Você fabrica peças e montagens grandes, algumas com superfícies pretas ou brilhantes. Você deseja medir essas peças grandes com alta precisão e detalhes minuciosos sem ter que movê-las do ambiente de produção. E, acima de tudo, você não quer esgotar todo o seu orçamento. Se essas frases descrevem você, o post abaixo certamente será de seu interesse.
Já é difícil fabricar peças grandes…
A fabricação e a montagem de peças grandes envolvem vários desafios que não estão presentes na fabricação de componentes menores e mais leves. De forma específica, as peças de grandes dimensões são produzidas em ambientes adversos onde oscilações, vibrações e variações térmicas estão por toda a parte. Essas peças geralmente são pesadas e volumosas, o que significa que um único ser humano não pode movê-las facilmente.
Como essas peças têm áreas de superfície maiores, seus processos de fabricação podem exigir verificações de qualidade adicionais para localizar e corrigir desvios e distorções de forma imediata, antes que esses erros sejam ampliados ou multiplicados. De fato, essas etapas de inspeção são fundamentais para manter os padrões de qualidade em todo o processo de fabricação e alcançar tolerâncias rigorosas.
Os mesmos desafios surgem quando se trata de desenvolver, produzir e instalar peças de reposição que sofreram danos ou desgaste, bem como peças de reposição e acessórios projetados para melhorar o desempenho, o conforto ou a segurança do veículo. Essas peças recém-construídas, que podem atingir tamanhos significativos, devem ser projetadas para se adaptarem perfeitamente e se encaixarem facilmente no equipamento já existente, sem necessariamente ter acesso aos arquivos CAD da plataforma onde as peças serão fixadas. Nessa larga escala, os fabricantes do mercado de reposição necessitam de precisão suficiente e resolução adequada para evitar problemas de ajuste, atrasos no projeto e custos adicionais. Consequentemente, eles devem ter um método de medição que lhes permita encontrar o ajuste perfeito na primeira tentativa.
Não deveria ser mais difícil medi-las
Até agora, nada tinha sido adequado e acessível para medir peças grandes no chão de fábrica. Os métodos de digitalização de peças grandes não tinham a precisão e a resolução necessárias. Aqueles que ofereciam precisão mediam apenas pontos de sondagem específicos, não superfícies inteiras. Qualquer coisa que pudesse digitalizar superfícies 3D com boa precisão era simplesmente inacessível. E os produtos que podiam fornecer medições de superfície de longo alcance a preços acessíveis não atendiam aos padrões de precisão. Para complicar ainda mais o processo, as superfícies contrastantes e reflexivas eram difíceis de medir com a tecnologia óptica.
Em resumo, a medição de peças grandes e superfícies 3D complexas com um dispositivo portátil era antes trabalhosa e desafiadora ou, em alguns casos, até impossível.
Felizmente, a situação agora mudou com o novo CREAFORM HandySCAN 3D|MAX Series.
A solução da Creaform para medir com precisão peças grandes
O novo MAX Series possui todos os atributos que tornaram a linha HandySCAN 3D a abordagem ideal para o setor – portabilidade, velocidade, precisão e simplicidade; além disso, a Creaform adicionou um volume de medição extragrande. E tudo isso é aprimorado com a tecnologia de laser azul, fotogrametria integrada e malha em tempo real.
Isso significa que você não precisa mais mover essas peças pesadas e volumosas para medi-las, pois o HandySCAN 3D realiza a sessão de digitalização diretamente no chão de fábrica.
Com referenciamento dinâmico e otimização da precisão volumétrica, o MAX Series foi projetado para trabalhar em ambientes adversos e oferecer alta precisão em medições grandes, independentemente do nível de experiência do usuário. Com o credenciamento ISO 17025 e a conformidade com a norma VDI/VDE 2634 Parte 3, você obtém resultados de alta precisão para seus controles de qualidade com tolerâncias rígidas. Suas 38 linhas de laser azul oferecem melhor desempenho e proporcionam melhores leituras de acabamentos de superfície difíceis e contrastados, permitindo a digitalização de peças e montagens grandes – até 15 m (50 pés) – em apenas alguns minutos. Além disso, sua grande área de digitalização – até 1,8 x 1,8 m (70,87 x 70,87 pol.) – permite que você escaneie rapidamente vastas áreas de superfície.
Aviões, caminhões, turbinas de impulsores, peças fundidas, maquinário pesado e muito mais agora podem ser medidos de forma rápida e fácil com o novo CREAFORM HandySCAN 3D|MAX Series.
Veja a Creaform digitalizar uma minivan inteira com dados de alta resolução em apenas alguns minutos.
Três novos recursos principais
O MAX series também oferece novos recursos principais desenvolvidos pelos engenheiros da Creaform para simplificar seu processo de digitalização, melhorar o desempenho do escâner em superfícies difíceis e fornecer a flexibilidade para digitalizar tanto a uma curta distância com detalhes minuciosos quanto a uma distância maior em alta velocidade.
1. Volume flexível
O recurso “Flex Volume” permite que você escolha entre vários modos de digitalização com base na sua preferência por velocidade rápida, resolução máxima ou velocidade sem comprometer a resolução. Com o escâner 3D em mãos, você tem a flexibilidade de digitalizar peças grandes em alta velocidade a partir de uma distância maior (Modo Longo) ou medir áreas menores com qualidade notável a uma distância curta (Modo Próximo). Um modo nominal também está disponível para permitir que você se beneficie tanto em termos de velocidade quanto de resolução.
Veja o Flex Volume em ação.
2. Calibração em tempo real
Com o recurso “Calibração em tempo real” e a orientação de duas barras de escala, o escâner 3D ajusta seus componentes internos durante a digitalização, integrando a etapa de calibração diretamente ao fluxo de trabalho de digitalização. Não há necessidade de nenhuma etapa extra para calibração; tudo é feito de forma automática e contínua. O uso dessas barras de escala garante a melhor precisão para peças e montagens grandes.
Veja como funciona a calibração em tempo real.
3. Algoritmo de superfície inteligente
O recurso “Smart Surface Algorithm” (Algoritmo de superfície inteligente) otimiza a medição de superfícies com seu sofisticado processamento de imagens aliado à inteligência artificial. Isso significa que o MAX series oferece melhor desempenho e melhores leituras de acabamentos de difícil contraste, sendo assim possível que você desfrute de um processo de digitalização mais simples e direto.
Veja como a Creaform digitaliza acabamentos brilhantes com o Smart Surface Algorithm.
Medir peças GRANDES agora é mais rápido e fácil do que nunca
Com o revolucionário HandySCAN 3D|MAX Series, a Creaform abre novas oportunidades ao possibilitar a digitalização em larga escala de peças que antes eram desafiadoras, se não impossíveis, de medir.
Esse sistema de medição plug-and-play, de rápida instalação e fácil de aprender foi projetado para capturar detalhes minuciosos e digitalizar grandes volumes com a mesma eficiência, fornecendo digitalizações 3D de alta resolução para peças grandes em questão de minutos.
Sem dúvida, os novos recursos principais e os algoritmos sofisticados do MAX Series tornam a digitalização de peças grandes com superfícies difíceis mais simples do que nunca. Seus processos de desenvolvimento de produtos, engenharia reversa e controle de qualidade só melhorarão. Em última análise, o aprimoramento mais significativo será visível nos rostos (e sorrisos) das pessoas que realizam a digitalização.
Se você fabrica peças grandes, não deixe de conhecer o novo CREAFORM HandySCAN 3D|MAX Series.