A Creaform expande sua especialidade 3D em testes não destrutivos para a indústria aeroespacial

Creaform HandySCAN 3D scanner and hail damage assessment solution

29 de junho de 2017

O novo software de inspeção de superfície combinado com o HandySCAN 3D reforçará a posição da empresa como fornecedora de soluções avançadas de testes não destrutivos

Creaform, líder mundial em soluções de medição 3D portáteis, altamente precisas e serviços de engenharia, anunciou hoje que estenderá sua especialidade em testes não destrutivos (NDT) para a indústria aeroespacial. Ao expandir o acesso às suas soluções de inspeção, a empresa tem como objetivo habilitar as companhias aéreas e as empresas de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) a realizar, de modo mais eficiente, as avaliações de segurança de aeronaves em serviço ao mesmo tempo em que reduz custos e economiza tempo de inatividade.

“À medida que a manutenção preditiva se torna mais proeminente, os profissionais de manutenção da aviação e os fornecedores de MRO de aeronaves estão cada vez mais em busca de métodos inovadores e permitem que se tomem decisões mais rápidas e seguras sobre resultados e defeitos de peças, diz Steeves Roy, gerentede produto de NDT na Creaform. “O mapeamento de defeitos da superfície externa que possa ser reveladas em peças de aeronaves, as quais sejam difíceis de obter, usando métodos tradicionais, ou seja, danos causados por granizo, impactos com pássaros e quedas de raios na fuselagem e asas, podem ser acessados com a digitalização 3D. Quando emparelhada com ferramentas avançadas de inspeção, essa solução diminui o impacto do operador em medições, reduz o tempo para obtenção do relatório final e reforça a tomada de decisão".

A fim de garantir que a solução corresponda com os requisitos da indústria de manutenção da aviação e reflita corretamente as necessidades do mercado, a Creaform cria parcerias com os principais fabricantes de aeronaves para testes beta. O lançamento da solução de inspeção da superfície dedicada a aplicações aeroespaciais está definido para outubro de 2017.

No início deste ano, a Creaform anunciou que o scanner a laser de metrologia HandySCAN 3D deu seu primeiro passo principal no setor aeroespacial e foi adicionado ao Manual de equipamentos técnico da Airbus (TEM a sigla em inglês), que é mencionado no Manual de reparo de estrutura (SRM a sigla em inglês) da empresa.

Famosa por sua solução de NDT para o setor de petróleo e gás, a solução da Creaform é composta por seu principal scanner 3D portátil de nível metrológico, o HandySCAN 3D, e pelo software de NDT Pipecheck™, os quais permitem a inspeção, detecção e caracterização automáticas de defeitos na tubulação. Com dados e resultados de inspeção rastreáveis e repetíveis, os operadores podem acessar informações cruciais para decisões mais seguras.

A Creaform desenvolve, fabrica e vende tecnologias de medição portáteis 3D e é especializada em serviços de engenharia. A empresa oferece soluções inovadoras, como a digitalização 3D, engenharia reversa, controle de qualidade, teste não destrutivo desenvolvimento de produto e simulação numérica (FEA/CFD). Seus produtos e serviços atendem a uma variedade de setores, incluindo automotivo, aeroespacial, produtos de consumo, indústria pesada, assistência à saúde, fabricação, gás e petróleo, geração de energia e pesquisa e educação.

Com sede e operações de fabricação em Lévis, Québec, a Creaform opera centros de inovação em Lévis e Grenoble, França, e tem operações de vendas diretas nos EUA, França, Alemanha, Brasil, China, Japão, Índia, Coreia e Cingapura.

A Creaform é uma unidade da AMETEK Ultra Precision Technologies, uma divisão da AMETEK Inc., líder global na fabricação de instrumentos eletrônicos e dispositivos eletromecânicos, com vendas anuais de cerca de $4,0 bilhões.