O scanner HandySCAN 3D da Creaform agora certificado pela Airbus

Creaform HandySCAN 3D scanner now certified by Airbus

29 de março de 2017

O scanner laser 3Dpara metrologia é agora reconhecido pelo Manual de Equipamentos Técnicos (Technical Equipment Manual (TEM)) da Airbus

A Creaform, líder mundial em soluções de medição 3D portáteis e serviços de engenharia, anunciou hoje que seu principal produto, o scanner 3D portátilpara metrologia, o HandySCAN 3D, foi certificado pela Airbus e será adicionado ao próximo lançamento do Manual de Equipamentos Técnicos (Technical Equipment Manual (TEM)) da empresa.

Esta certificação vem acompanhar o reconhecimento das especificações do HandySCAN 3D pelo Laboratório Nacional Frances para Metrologia e Teste (LNE). Combinado com o software Vxelements da Creaform, poderoso e fácil de usar, o scanner pode reduzir os tempos de medição  até 80% em comparação com os métodos tradicionais.

• Medidas para metrologia para manutenção de aeronaves: Os usuários podem escaneardanos às peças metálicas com precisão de até 0,030 mm (0,0012 pol.) e uma resolução de até 0,050 mm (0,002 pol.) com certificado de alta capacidade de repetição e rastreamento.
  • Teste de aprovação/reprovação intuitivo: Com seu design intuitivo e visualização do software em tempo real, o scanner 3D garante curvas de aprendizado ultracurtas, assim os operadores podem obter as informações críticas de que precisam, independentemente dos seus níveis de experiência. Tudo o que precisam fazer é apontar eescaner!
  • Tempo real de visualização e portabilidade: Como é bastante leve e pequeno, o scanner pode ser usado em qualquer ambiente de trabalho, como hangares ouao exterior, pois se adapta aos ambientes e à iluminação da pista. Os usuários podem executar facilmente a inspeção da superfície 3D de qualquer peça de uma aeronave – incluindo a parte superior e inferior das asas.

“Esta certificação por um líder do setor como a Airbus simboliza o compromisso da Creaform em ajudar o setor aeroespacial tanto quanto ajuda o automotivo a tratar dos seus requisitos de GD&T de alto nível”, disse Jérôme-Alexandre Lavoie, Gerente de Produto na Creaform. “Com esta certificação, mais e mais atores do setor estão recorrendo às tecnologias da Creaform para facilitar e acelerar seus processos de medição 3D para desempenhar avaliações precisas de danos mecânicos em aeronaves. Nossa meta é oferecer soluções fáceis de usar e altamente avanças para levar os aviões de volta aos céus mais rapidamente e permitir que as linhas aéreas reduzam os altos custos associados com uma aeronave em terra.”

Os scanners HandySCAN 3D da Creaform serão listados em breve no Manual de Equipamentos Técnicos (TEM) da Airbus, que é mencionado no Manual de Reparo de Estrutura (SRM) da empresa e será aplicado aos modelos Airbus A320, A330/A340, A380, A300/A310. Enquanto isso, os engenheiros de controle de qualidade e operadores de manutenção, reparação e revisão (MRO) buscando melhorar seus tempos de resposta e lucratividade podem entrar em contato com a Creaform para saber mais sobre a solução.

A Creaform desenvolve, fabrica e vende tecnologias portáteis de medição 3D e é especializada em serviços de engenharia 3D. A empresa oferece soluções inovadoras, como digitalização em 3D, engenharia reversa, controle de qualidade, testes não destrutivos, desenvolvimento de produtos e simulação numérica (FEA/CFD). Seus produtos e serviços atendem a uma variedade de indústrias, incluindo automotiva, aeroespacial, produtos de consumo, indústrias pesadas, de saúde, manufatura, gás e petróleo, geração de energiae pesquisa e educação.

Com sede e operações de fabricação em Lévis, (Québec, Canada) a Creaform opera centros de inovação em Lévis e Grenoble, França, e tem escritórios nos Estados Unidos, França, Alemanha, Brasil, China, Japão, Índia, Coreia e Cingapura. A Creaform é uma unidade da AMETEK Ultra Precision Technologies, uma divisão da AMETEK Inc., fabricante global líder de instrumentos eletrônicos e dispositivos eletromecânicos, com vendas anuais aproximadamente de $4,0 bilhões.