Como as tecnologias da Creaform viabilizaram a aceleração da MX

Como as tecnologias da Creaform viabilizaram a aceleração da MX

A MX (ex-MAILLEUX) é uma empresa de tradição familiar, fundada na França em 1951. A empresa é especializada em design, manufatura e manuseio de tratores agrícolas. A MX é líder mundial do mercado e trabalha com mais de 600 modelos de tratores.

Entre outras coisas, a MX conta com vasto conhecimento especializado no desenvolvimento de suportes (para o ajuste de pás-carregadeiras) para todos os tratores de agricultura no mercado, além de desenvolver sistemas de direção de seus tratores com pás-carregadeiras.

O problema

Os fabricantes de tratores raramente vazam informações sobre seus produtos, e fica cada vez mais difícil, às vezes impossível, conseguir modelos 3D. Entretanto, esses modelos são indispensáveis para projetar e fabricar peças, como a MX faz com as pás-carregadeiras. Sendo assim, a MX precisa fazer a medição 3D de todos os tratores para os quais pretende desenvolver e fabricar equipamento adaptado. Efetuadas e gravadas em uma fábrica, essas medidas são necessárias para obter um modelo 3D de cada trator.

Até muito recentemente, a MX usava hastes de medição 3D (como Romer e Faro) para medir, digitalizar e reconstruir um trator inteiro na forma de modelo 3D. O processo viabilizava essa solução, mas os custos com mão de obra era extremamente altos, pois a tarefa levava uma semana inteira para ser concluída. Além disso, as hastes de medição precisavam ser deslocadas inúmeras vezes durante o processo de medição. A cada deslocamento, era necessário calibrar o dispositivo novamente, em um ambiente estável, e só depois reinstalado.

Para abreviar o tempo de medição e reduzir os custos, o Serviço Técnico começou a procurar por uma solução alternativa que fosse mais rápida e flexível, com medições precisas e confiáveis, independentemente das condições do ambiente de medição.

Eureca!

Foi durante a feira MesurExpoVision que o pessoal da MX descobriu as tecnologias 3D portáteis da Creaform, além dos benefícios que elas poderiam trazer à companhia e seu processo de manufatura. De fato, a tecnologia TRUaccuracy e as funções dinâmicas de medição exclusivas do HandyPROBE CMM e dos scanners da Creaform garantem medições rápidas e de alta precisão. Além de serem completamente insensíveis a vibrações e movimentos no ambiente, os sistemas de medição da Creaform operam em um volume de medição que pode ser ampliado de forma fácil e dinâmica sem precisar ignorar etapas nem nivelamento. Essa era uma vantagem enorme para a MX, pois poderia descartar as seguintes etapas: deslocamento da haste (para medir todo o trator), calibração e nivelamento.

Integração tecnológica no fluxo de trabalho

No terceiro trimestre de 2012, a empresa adquiriu um sistema de digitalização e sondagem, comum CMM HandyPROBE portátil, um scanner CMM MetraSCAN 3D óptico, um sensor de câmera dupla C-Track 780, além do software de pós-tratamento Geomagic Solutions da 3D Systems. Hoje em dia, a MX usa tecnologias Creaform para digitalizar seus tratores, digitalizando todas as áreas necessárias para projetar as estruturas adaptadas, inclusive os pontos de montagem da pá e seu ambiente (cabinas, escapamento, tanque de combustível, bateria, filtros, canos, radiador, motor e polia da correia do motor do trator). Na sequência, as superfícies são processadas, cortadas e passam por acabamento com Geomagic Solutions para depois serem exportadas para CAD pelo formato .stl.

A integração dessas tecnologias de medição 3D da Creaform possibilitou à MX definir e trabalhar com um sistema de medição flexível que pode ser usado por seis recursos diferentes no escritório de design.

Velocidade de Medição = Volume de Trabalho Mais Ágil

Emmanuel Renoux, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da MX, explica como as tecnologias da Creaform colaboraram com a empresa. “Com este sistema conseguimos encurtar o nosso tempo de medição em mais de 50%. Com essa abreviação do tempo necessário para a etapa de trabalho, medimos um número maior de tratores, de modo que conseguimos oferecer uma gama maior de possibilidades aos nossos clientes. Agora contamos com um tempo de colocação dos produtos no mercado muito mais competitivo. A nossa meta é ir de cerca de 50 projetos por ano a 100 projetos, quando dominarmos os processos e alcançarmos o pico de desempenho. Estas novas tecnologias e equipamentos agilizam e facilitam as nossas medições em ambientes externos, seja na França ou no exterior.”

“Se não tivéssemos investido neste equipamento, não conseguiríamos acompanhar o ritmo do mercado. Novos tratores continuam a inundar o mercado em um ritmo cada vez mais rápido, com os fabricantes oferecendo um número cada vez maior de variações e modelos diferentes para atender melhor aos interesses e necessidades de seus clientes. Agora estamos muito melhor preparados e equipados para efetuar a medição desses tratores. As nossas equipes de design estão preparadas para otimizar todos os dados com as soluções da Creaform”, acrescentou.

Compartilhar