Como os sistemas de sondagem e digitalização da Creaform ajudam a tornar sonhos realidade

Carros Koenigsegg: combinação de design sueco com soluções técnicas visionárias.

“A solução da Creaform é altamente precisa, fácil de usar e adequada a um ambiente de linha de produção. Ter o sistema em mãos nos dá a flexibilidade e o tempo de resposta de que precisamos para investigar rapidamente os problemas de medição e de qualidade que possam surgir.”

Design sueco e soluções técnicas visionárias: é assim que a Koenigsegg funciona

A empresa sueca Koenigsegg Automotive AB é a líder de mercado no setor de hipercarros de elite, desenvolvendo e construindo manualmente veículos artesanais avançados desde 1994.

A trajetória da Koenigsegg, desde o início, é realmente incrível. Tudo começou em 12 de agosto de 1994, quando um jovem de 22 anos decidiu realizar seu sonho de infância. Era um jovem motivado pela paixão, criatividade e uma força de vontade extraordinária. Christian von Koenigsegg tinha decidido realizar seu sonho e começar sua própria empresa de automóveis. As probabilidades não estavam a seu favor. Foi um momento de agora ou nunca. Sua ideia era criar um carro esportivo que ele pensava não existir no momento e que acreditava que seria desejado — dois fatores essenciais para o sucesso, na visão de Christian.

O conceito: um carro leve com motor intermediário e uma capota rígida removível e armazenável. O carro também teria um para-brisa envolvente para uma boa visibilidade e aerodinâmica, além de balanços traseiros curtos com duas grandes entradas de intercooler na lateral do carro, localizadas atrás do centro de massa para auxiliar a estabilidade em alta velocidade. O carro ofereceria boa aparência e sensação com a capota ou como roadster e se transformaria em minutos com a capota rígida perfeitamente escondida dentro do carro. Christian imaginou um carro com uma aparência atemporal que envelhecesse como um bom vinho. Esse era um conceito de carro de motor intermediário que não existia na época.

Nascia o CC8S

Cada Koenigsegg criado desde então inclui este DNA simples mas eficaz, em sintonia com a visão original de Christian.

Depois de cinco modelos de produção e do mesmo número de recordes Guinness de carros de produção, a Koenigsegg explodiu na cena internacional e está aqui para ficar. Quando perguntam a Christian qual foi sua maior realização, ele diz sem hesitação: “Realizar meu sonho!”

Tarefas e equipamentos de medição

Quando a Koenigsegg entrou em contato com a Creaform, a empresa estava usando serviços de locação para as tarefas de medição. Foi utilizado um braço Romer de quatro metros com cabeçotes de digitalização e sonda ou um rastreador Leica em conjunto com o PolyWorks. Os sistemas de medição e digitalização foram utilizados principalmente para a análise de causa raiz na linha de produção, comparando peças físicas ao CAD nominal, bem como para tarefas de preparação de suportes, comissionamento e engenharia reversa, em que peças feitas à mão foram substituídas por dados CAD produzidos com o Catia V5R19 para produção de ferramentas e manufatura.

Desvantagens funcionais frequentes do equipamento de aluguel, despesas substanciais e limitações de tempo, bem como a meta de ter capacidade de medição 3D própria, levaram a Koenigsegg a buscar alternativas no mercado. O revendedor sueco da Creaform, MLT Maskin & Laserteknik AB, foi à Koenigsegg para uma demonstração no local das tecnologias de medição 3D da Creaform.

“Depois de avaliar todos os sistemas de medição disponíveis, concluímos que os produtos e soluções da Creaform eram mais adequados aos nossos requisitos exigentes e ao meio ambiente. Menos sensíveis a movimentos durante a digitalização e a sondagem, as soluções da Creaform são as mais adaptadas a um ambiente de linha de produção”, explicou Jon Gunner, diretor técnico da Koenigsegg. “Decidimos investir no scanner HandySCAN 3D e no CMM óptico portátil HandyPROBE da Creaform, e também no software CAD e de inspeção chamado PolyWorks.”

Os scanners de nível metrológico HandySCAN 3D podem capturar até 480.000 medições/s com uma precisão de até 0,030 mmOs scanners de nível metrológico HandySCAN 3D podem capturar até 480.000 medições/s com uma precisão de até 0,030 mm.

Os scanners a laser portáteis HandySCAN 3D oferecem precisão e resolução impressionantes e taxas de medição muito altas — tudo isso em um único dispositivo portátil. Eles podem ser usados em todas as fases do ciclo de vida do produto: desde a concepção, por meio do design e da manufatura até a documentação, a manutenção e os reparos.

Sem configuração fixa de medição, o HandyPROBE oferece flexibilidade incomparável e um volume de medição mais amplo do que outros CMMs portáteisSem configuração fixa de medição, o HandyPROBE oferece flexibilidade incomparável e um volume de medição mais amplo do que outros CMMs portáteis.

O sistema de medição sem suporte do CMM portátil HandyPROBE é a alternativa aos braços de medição tradicionais. O HandyPROBE é um CMM sem fio com base em triangulação que oferece total liberdade de movimento e pode ser usado para medições únicas ou repetidas de várias peças. O CMM é rastreado pelo rastreador óptico C-Track. Os sensores do C-Track também asseguram a posição exata do HandyPROBE, realizam a coleta e a transmissão contínua de imagens, fornecem iluminação de refletores, gerenciam os intercâmbios com o computador e armazenam os parâmetros do sensor.

Ambos os sistemas se beneficiam da tecnologia integrada TRUaccuracy, que garante medições de alta precisão ao operar sob condições reais de trabalho, independentemente de vibrações, instabilidades ou diferenças térmicas no ambiente de trabalho.

A intervenção das tecnologias da Creaform

Atualmente, o scanner HandySCAN 3D e o CMM portátil HandyPROBE são usados principalmente na empresa sueca para o controle de qualidade automotiva, a medição de montagens e de componentes e sua validação para CAD, bem como para solução de problemas de causa raiz, engenharia reversa e calibração de dispositivos de controle. Para a calibração de dispositivos de controle, a Koenigsegg usa, por exemplo, o sistema de sondagem HandyPROBE para ajustar com precisão os pontos duros nominais. Em seguida, os usuários digitalizam as peças com o scanner HandySCAN 3D em um processo de validação pelo dispositivo de controle em relação aos dados CAD. Isso permite que a empresa ajuste o dispositivo de controle se um deslocamento nominal for necessário.

Para projetos de controle de qualidade ou de engenharia, o HandySCAN 3D permite aos usuários reduzir os tempos de resposta e aumentar a rentabilidade. Acima, a digitalização da carroceria de um Koenigsegg RegeraPara projetos de controle de qualidade ou de engenharia, o HandySCAN 3D permite aos usuários reduzir os tempos de resposta e aumentar a rentabilidade. Acima, a digitalização da carroceria de um Koenigsegg Regera.

Jon Gunner está satisfeito com o investimento nos sistemas da Creaform: “Somente seis meses após a compra, estimo que estávamos a meio caminho de ter retorno sobre o investimento, com base em taxas de aluguel de terceiros e melhorias na qualidade da produção. As soluções da Creaform são altamente precisas, fáceis de usar e ideais para um ambiente de linha de produção. Ter o sistema em mãos nos dá a flexibilidade e o tempo de resposta de que precisamos para investigar rapidamente os problemas de medição e de qualidade que possam surgir.”

Autores: Koenigsegg Automotive AB, SE-Ängelholm. www.koenigsegg.com
Annick Giesen, AMETEK GmbH Division Creaform Deutschland

AMETEK GmbH
Division Creaform Deutschland
Meisenweg 37
D – 70771 Leinfelden-Echterdingen
Phone: +49 711 1856 8030
germany@creaform3d.com
www.creaform3d.com

Compartilhar