Digitalização 3D e metrologia na indústria automotiva

Nas indústrias automotivas de hoje, fluxos de trabalho de manufatura automatizados e “just-in-time” requerem níveis excepcionalmente altos de precisão, repetibilidade e rastreabilidade. Fabricantes de automóveis trabalham com conjuntos de peças de uma vasta gama de fornecedores diferentes e precisam

de soluções inovadoras para garantir que os componentes se encaixem perfeitamente e garantam seu desempenho. Um conjunto de soluções que cada vez mais fabricantes estão adotando são os escâneres 3D.

Soluções de digitalização 3D portáteis de alta precisão, como o escâner HandySCAN 3D e o CMM óptico MetraSCAN 3D, permitem que os fabricantes de automóveis tragam o mundo físico, ou seja, peças e componentes, para o mundo virtual, permitindo que as equipes de produção da fábrica, laboratórios no exterior e escritórios corporativos compartilhem informações críticas de projeto em toda a cadeia de abastecimento.

 

A Flex-N-Gate é um fabricante da indústria automotiva com visão de futuro, que está aproveitando as inúmeras possibilidades que a digitalização 3D pode oferecer. A Flex-N-Gate fornece grandes componentes metálicos estampados e soldados, além de conjuntos e peças plásticas para fabricantes de automóveis. Durante uma entrevista recente para o programa Worldwide Business with kathy ireland®, Aaron Boyer, Diretor Global – CAD/CAE da Flex-N-Gate explicou que seus clientes OEM agora estão exigindo que a empresa use tecnologia de digitalização 3D para resolver problemas de qualidade.

A Flex-N-Gate equipou 22 de suas fábricas em 5 países com os CMMs óptico MetraSCAN 3D da Creaform.  A equipe de CAD/CAE está empenhada em equipar todas as 68 fábricas da empresa com uma solução global de digitalização 3D. Aaron indicou que a indústria automotiva se beneficia enormemente das tecnologias de medição 3D, porque as equipes de produção podem digitalizar uma peça ou subconjunto em tempo real e obter uma imagem precisa da causa raiz dos problemas de qualidade. Como as soluções de digitalização 3D da Creaform podem ser utilizadas em qualquer momento do processo de design, inclusive para desenvolvimento e design de produtos, engenharia reversa, e controle de qualidade e garantia de qualidade, as empresas do setor automotivo podem acelerar seu tempo de lançamento no mercado, resolver desafios de qualidade e reduzir custos.

O que faz dos escâneres 3D da Creaform equipamentos excepcionais é seu alto nível de precisão e imunidade a vibrações, permitindo sua utilização tanto em laboratórios como diretamente no chão de fábrica. Os escâneres 3D podem adquirir até 1,8 milhões de medições por segundo em todos os tipos de peças complexas, superfícies cromadas, acabamentos pretos brilhantes ou materiais compostos. Além disso, o MetraSCAN 3D e o HandySCAN 3D garantem curvas de aprendizagem mínimas. Graças a seu uso fácil e intuitivo e seu design ergonômico, trabalhadores automotivos de todos os níveis, incluindo técnicos automotivos e especialistas em inspeções, podem operar os escâneres 3D sem a necessidade de vasta experiência em metrologia.

Um número crescente de fabricantes de automóveis está recorrendo aos escâneres 3D da Creaform para obter uma vantagem competitiva, graças à alta precisão das soluções e economia de tempo. E a Creaform continuará a moldar o futuro da digitalização a laser na indústria automotiva.

Article written by Creaform

Compartilhar
Comments about this article

Buscando por soluções para medições 3D?

Creaform é reconhecida mundialmente por suas tecnologias sofisticadas. Nós inclusive ganhamos 5 Prêmios Red Dot.

Descubra nossos produtos!