As Razões que Levam os Fabricantes à Automação

Duas fotos do MetraSCAN-R BLACK HD digitalizando a porta e o chassis de um carro

A automação é o uso da tecnologia para produzir e fornecer peças com o mínimo de intervenção humana. A integração de sistemas automatizados no processo de fabricação melhora a eficiência, confiabilidade e repetibilidade de muitas tarefas que antes eram executadas por humanos, cujo foco agora pode ser redirecionado para atividades menos repetitivas e que requerem maior capacidade crítica

Ao limitar as taxas de refugo, desperdício de produção e retrabalho, a automação contribui para a melhoria contínua e ganhos de produtividade. Este post de blog visa orientar os fabricantes interessados ​​em soluções automatizadas, mas que ainda hesitam em implementar essas novas tecnologias. Mais precisamente, tenta responder às seguintes questões:

  • Como a automação contribui para resolver problemas antes que se tornem críticos para os resultados da empresa?
  • Como os ganhos de produtividade podem ser traduzidos de forma concreta na gestão operacional e financeira da empresa?
  • Como os fabricantes podem se familiarizar com as novas tecnologias, aproveitar o potencial da automação e capitalizar esses ganhos de produtividade em suas atividades diárias?

Melhor prevenir do que remediar

Geralmente, empresas buscam soluções para resolver problemas atuais e urgentes que estão vivenciando no momento presente e que tenham consequências imediatas. Ações corretivas para resolver esses problemas críticos tendem a ser mais reativas e realizadas principalmente a jusante da linha de produção.

Uma abordagem mais eficaz seria investigar a sequência de operações que levaram à não conformidade. Ao rastrear o processo de fabricação, elas podem identificar ações a montante que reduzirão significativamente os esforços a jusante necessários para resolver problemas recorrentes. Assim, soluções corretivas proativas podem ser implantadas para eliminar problemas de qualidade de uma vez por todas.

Para isso, o controle automatizado é fundamental. A automação contribui para encontrar anomalias assim que ocorrem a montante e antes que se tornem grandes defeitos a jusante. Isso evita que os erros se multipliquem e permite que ações corretivas sejam tomadas antes que as peças defeituosas sejam produzidas e enviadas aos clientes.

Impacto Concreto dos Ganhos de Produtividade

Os ganhos de produtividade obtidos com a automação podem ser dedicados à melhoria da qualidade do produto, respondendo à falta de trabalhadores qualificados e acelerando o desenvolvimento e o tempo de colocação no mercado de novos produtos.

Melhorar a qualidade do produto significa reduzir – ou melhor, eliminar – concretamente o retrabalho, refugo e desperdício, que geralmente são sinônimos de pesadas perdas financeiras para os fabricantes. Novas tecnologias, como escâneres 3D, robôs e sistemas automatizados, são projetadas para controlar continuamente a qualidade do produto. Quando essas soluções são implantadas, a qualidade melhora e a eficiência, confiabilidade e repetibilidade dos processos de fabricação são aprimoradas, o que contribui para reduzir os custos de produção.

Como os sistemas automatizados de controle de qualidade garantem a qualidade do produto, os trabalhadores qualificados podem ser mais bem utilizados. O tempo ganho com isso pode, por exemplo, ser dedicado a analisar dados, identificar os problemas que causam não conformidades e propor soluções corretivas. Dessa forma, essas novas tecnologias contribuem para melhorar a lucratividade da empresa, o que é mais gratificante do que simplesmente refazer toda e qualquer peça não conforme.

Pesquisa Confirma Motivos para Implementar Controle de Qualidade Automatizado (AQC)

Quando perguntados por que optaram por implementar um sistema AQC em seu processo de fabricação, 43% dos entrevistados disseram que queriam descobrir problemas mais cedo e, assim, eliminar desperdícios e retrabalhos, enquanto 39% disseram que desejavam eliminar o erro humano e, assim, melhorar a repetibilidade.

Uma pesquisa recente mostrou que o controle de qualidade automatizado é implementado no processo de fabricação para: [7%] Mitigar tarefas sem valor agregado e garantir melhor uso do potencial da equipe [43%] Melhorar o fluxo de trabalho e encontrar defeitos mais cedo [39%] Garantir que todas as peças sejam medidas corretamente todas as vezes, sem erro humano e subjetividade [11%] Aumentar o número de medições

Pesquisa Revela Fatores que Impedem a Implantação de um Sistema AQC

Quando perguntados sobre o que os impediu de implantar um sistema AQC, 39% dos entrevistados disseram que principal motivo era a falta de funcionários com habilidades em robótica, enquanto 36% responderam que era os altos preços e a falta de informações sobre o retorno sobre investimento (ROI).

Uma pesquisa recente mostrou que os principais fatores que impedem a implantação de sistemas AQC são: [11%] Precisão: nenhuma solução é precisa o suficiente [39%] Experiência: falta de funcionários com habilidades em robótica [36%] Preço: muito caro e ROI inexistente [14%] Rapidez: nenhuma solução é rápida o suficiente

Cálculo do ROI

Para compensar essa falta de informação sobre o ROI, questionamos especialistas e encontramos dados válidos sobre os custos da má qualidade (COPQ – cost of poor quality), que são custos que desapareceriam se sistemas, processos e produtos fossem perfeitos ou se as taxas de rejeição fossem zero.

Em média, as taxas de rejeição vão de 0,6% das receitas de negócios para fabricantes de alto desempenho a 2,2% para fabricantes menos eficientes. Outras fontes também revelam que os COPQ podem representar de 5 a 30% das vendas brutas para empresas de manufatura e serviços. Cortar apenas 1% do desperdício, refugo ou retrabalho em um faturamento de negócios de US$ 50.000.000 pode resultar em uma economia de US$ 500.000 por ano.

Melhorar a qualidade do produto significa reduzir as taxas de rejeição, responsáveis ​​por algumas das perdas financeiras mais importantes das empresas de manufatura. Além disso o investimento necessário para uma solução AQC poderia ser pago, nesse ritmo, em cerca de um ano.

Know-How em Robótica

Para saber mais sobre como a falta de funcionários com habilidades e know-how em robótica impede o desenvolvimento de projetos, perguntamos aos fabricantes em qual fase — projeto, integração ou operações — eles se sentiam menos à vontade. Suas respostas, no entanto, não destacaram uma fase específica.

Uma pesquisa recente mostrou que a fase do projeto com a qual os fabricantes se sentem menos confortáveis se divide igualmente entre as seguintes: [33%] Concepção [33%] Integração [33%] Operações

Com base nessas informações, construímos um fluxo de trabalho fácil de 3 passos para ajudar empresas de manufatura a adquirir confiança em novas tecnologias, como escâneres 3D, robôs e sistemas automatizados, a fim de iniciar um projeto de robótica e, assim, alavancar o potencial da automação.

3 Passos para Adquirir Confiança em Novas Tecnologias

Passo 1:

Procure etapas em seu processo de fabricação que precisam de melhorias e avalie se a automação é a solução certa. Calcule seu ROI com base no exemplo acima. A automação é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para a melhoria contínua. Mas observe que, às vezes, a simples mudança de uma ferramenta manual (como um medidor de altura ou um micrômetro) para um escâner 3D portátil também pode proporcionar ganhos de produtividade.

Passo 2:

Uma vez que uma empresa encontra uma tarefa para a qual a automação faz sentido financeiramente, o segundo passo é escolher a tecnologia certa para medir as peças. Tecnologias de digitalização 3D fornecem resultados rápidos de nível metrológico. Como decisões importantes serão tomadas a partir dos dados coletados pela solução AQC, é fundamental escolher a tecnologia certa. O MetraSCAN-R BLACK|Elite foi concebido para fornecer resultados altamente precisos e repetíveis para peças de vários materiais, incluindo materiais altamente brilhantes, mesmo em formas ou acabamentos complexos.

Passo 3:

Por fim, as dificuldades com o projeto ou as fases de integração não devem impedir uma empresa de manufatura de avançar com seu projeto de robótica. Os integradores de sistemas têm o conhecimento necessário para ajudar você a implantar seu sistema de robótica. No entanto, mesmo que um integrador de sistemas dê suporte nas fases de projeto e integração, a empresa ainda precisará assumir algumas tarefas de gerenciamento de projetos, além de pagar pela engenharia da solução.

Outra opção, no entanto, é optar por uma solução completa como o CUBE-R, que aproveita o poder do MetraSCAN 3D-R. O CUBE-R é uma célula de medição industrial de alta produtividade, projetada para ser integrada em fábricas para inspeções at-line sem a necessidade de um integrador de sistema.

AQC para um Melhor Resultado Final

À medida que implementam a automação em seus processos de controle de qualidade, empresas de manufatura de todo o mundo passam a identificar os benefícios de encontrar defeitos no início do processo de fabricação e limitar o erro humano. Seus resultados melhoram, pois listam menos peças de refugo, registram menos desperdício e recorrem ao mínimo de retrabalho.

Em suma, a automação aumenta a eficiência, a confiabilidade e a repetibilidade dos processos de fabricação, permitindo que as empresas reduzam seus custos de produção, forneçam mais e melhores produtos a seus clientes e obtenham um retorno sobre investimento de forma rápida e eficiente.

Article written by Creaform

Compartilhar
Comments about this article

Buscando por soluções para medições 3D?

Creaform é reconhecida mundialmente por suas tecnologias sofisticadas. Nós inclusive ganhamos 5 Prêmios Red Dot.

Descubra nossos produtos!