Digitalização 3D para inspeções: Os escâneres 3D são uma escolha inteligente?

O controle de qualidade é definido como o processo de garantir que uma peça fabricada corresponda a um conjunto definido de critérios de qualidade ou requisitos do cliente. Geralmente, esse processo envolve medir, verificar, testar ou inspecionar várias características de uma peça e compará-las com os padrões e especificações, como os modelos CAD, para determinar se estão em conformidade ou não.

A inspeção de qualidade durante o processo de fabricação é importante, porque garante a padronização e uniformidade da qualidade do produto e ajuda as empresas a manterem seus altos padrões de fabricação. Os consumidores são os que mais se beneficiam do controle de qualidade, pois obtêm produtos de melhor qualidade. À medida que a qualidade aumenta, a satisfação se intensifica e a retenção aumenta, o que contribui para reforçar as demandas existentes e desenvolver novas.

Empresas de manufatura têm à sua disposição várias opções de dispositivos de medição para controle de qualidade. Elas podem optar por máquinas de medição por coordenadas (CMMs), que são certamente o equipamento de metrologia mais preciso disponível para inspeção de qualidade. No entanto, alcançar esse alto nível de precisão traz consigo alguns inconvenientes. Como não são a ferramenta de metrologia mais rápida — em termos de programação e tempos de operação — as CMMs costumam ser extremamente sobrecarregadas por todos os tipos de inspeção. É aqui que a digitalização 3D entra em cena como um dos melhores processos de controle de qualidade e uma das melhores alternativas para avaliar a carga da CMM.

Neste post nós iremos oferecer a você um guia sobre por que optar pela digitalização 3D para inspeções. Nós queremos ajudar você a diferenciar os vários tipos de escâneres 3D e softwares de metrologia e escolher o melhor para suas necessidades de inspeção. Por fim, queremos explorar como o fato de optar pela digitalização 3D pode beneficiar sua empresa e seus clientes.

O que é Digitalização 3D?

A digitalização 3D é o processo de analisar um objeto físico ou ambiente por meio da coleta de dados relativos à sua forma, geometria e textura. Os dados coletados podem então ser usados para construir modelos 3D digitais.

Um modelo 3D consiste em uma nuvem de pontos de amostras geométricas coletadas na superfície de um objeto. Esses pontos são então usados para extrapolar a forma, geometria e textura do objeto físico; um processo que também é chamado de reconstrução. Escâneres 3D são instrumentos de medição usados para coletar os dados 3D necessários para construir modelos 3D.

Quais são os Diferentes Tipos de Escâneres 3D de Metrologia?

Existem dois tipos principais de escâneres 3D para a aquisição digital de formas, geometrias e texturas de objetos físicos: de contato e sem contato.

Os escâneres 3D de contato apalpam objetos por meio do toque físico, enquanto o objeto permanece sobre em uma superfície plana de precisão ou apoiado por um acessório de fixação. CMMs tradicionais, braços articulados de medição e apalpadores de toque operados manualmente são exemplos de escâneres 3D de contato.

Escâneres 3D sem contato geralmente projetam linhas de laser ou luz branca no objeto e detectam seu reflexo com câmeras para obter informações sobre sua forma, geometria e textura. Essa técnica é chamada de triangulação, porque o reflexo do laser, a câmera e o emissor do laser formam um triângulo.

Escâneres 3D baseados em laser, escâneres 3D de luz estruturada (ou luz branca) e escâneres 3D CMM ópticos são exemplos de escâneres 3D sem contato. A fotogrametria também é um método sem contato usado para obter informações sobre as formas de objetos físicos com base na análise de imagens fotográficas.

Quais Escâneres 3D de Nível Metrológico Você Deve Escolher Para Seu Controle de Qualidade?

O controle de qualidade requer instrumentos de medição da mais alta precisão. Por esse motivo, é lógico atribuir inspeções de elementos de alta tolerância a CMMs tradicionais, enquanto os escâneres 3D se tornam a alternativa para todas as outras aplicações de controle de qualidade, especificamente aquelas que ocorrem no chão de fábrica. Isso não se deve apenas ao fato de serem mais acessíveis em termos de preço de aquisição, mas também por medirem mais rápido, requererem menos tempo de treinamento, manuseio e programação, além de resguardar o precioso tempo da CMM para inspeções críticas.

Ainda mais importante, os escâneres 3D contribuem para reduzir a carga de trabalho das CMMs tradicionais e resolver problemas de gargalo.

A abrangente variedade de tecnologias de medição óptica 3D portáteis da Creaform é projetada especificamente para suportar inspeções dimensionais para controle de qualidade no ambiente de produção. Graças à sua precisão, rapidez, portabilidade e versatilidade, permitem profissionais de controle de qualidade e de garantia de qualidade validar a conformidade e qualidade das peças fabricadas, independentemente do tamanho, forma, material, acabamento de superfície e complexidade.

Escâneres 3D Especialmente Projetados para Inspeção

MetraSCAN 3D

Funcionário usando o MetraSCAN para medir uma peça de metal de grandes proporções impressa em 3D em um chão de fábrica.

O MetraSCAN 3D é a mais completa solução de digitalização 3D da Creaform para medições de nível metrológico e inspeções de superfícies geométricas 3D. Insensível a vibrações no chão de fábrica, movimentação de peças e instabilidade ambiental, o MetraSCAN 3D aumenta significativamente a eficiência dos processos de controle de qualidade.

Certificado ISO 17025, também é perfeito para medir formas complexas e materiais reflexivos, tanto no laboratório de metrologia quanto no chão de fábrica.

Com seus 15 lasers cruzados azuis, que podem capturar até 1.800.000 pontos de dados por segundo, ele pode capturar tanto detalhes finos quanto grandes volumes. Desde um setup rápido até digitalizações em tempo real e arquivos prontos para uso, sua velocidade de medição incomparável garante tempos de aquisição otimizados e taxa de processamento de dados maximizada, mesmo em grandes estruturas.

Resumindo, o MetraSCAN 3D é a solução ideal para profissionais de manufatura e metrologia que desejam fornecer peças de qualidade comprovada de forma rápida e eficiente.

HandySCAN 3D|BLACK Series

Funcionário usando o HandySCAN 3D BLACK para digitalizar uma peça fundida de avião em um laboratório.

O HandySCAN 3D|BLACK Series é conhecido por ser referência entre os escâneres 3D portáteis de nível metrológico. Sua rápida taxa de medição aumenta a velocidade dos processos de controle de qualidade, enquanto sua capacidade de auto posicionamento e sua completa portabilidade possibilitam uma liberdade de movimento impressionante.

Também certificado ISO 17025, o HandySCAN 3D|BLACK Series é a melhor escolha para alcançar a mais alta precisão e o mais fino nível de detalhe e garantir total rastreabilidade do sistema de medição.

Com sua área de digitalização adaptável, volume de digitalização ilimitado, câmeras de alta resolução e múltiplas linhas de laser azul, ele pode medir e garantir a qualidade de qualquer peça composta de várias formas e geometrias complexas e com acabamentos e tratamentos especializados.

Por fim, o HandySCAN 3D gera resultados precisos e com repetibilidade em todas as condições ou ambientes de trabalho, permitindo que empresas de manufatura reduzam o tempo de inatividade e acelerem o tempo de entrega aos clientes.

Qual Software de Metrologia Você Deve Escolher para Inspeção?

3 fases de inspeção no VXinspect: importação, análise, relatório

Ao escolher um software de metrologia para inspeção, dê grande importância à interface intuitiva que deve ser acessível e fácil de aprender, além de simples de integrar e operar. Além disso, o software de metrologia escolhido deve fornecer a você acesso a todas as ferramentas e recursos necessários para conduzir inspeção de primeiro artigo (FAI), controle de qualidade (QC) e garantia de qualidade (QA) durante o processo de manufatura. Por fim, além de oferecer as funções de aquisição e inspeção em um único módulo de software, o software deve oferecer integração perfeita e compatibilidade de hardware com sua solução de digitalização 3D preferida.

Esses requisitos nos levam ao VXinspect, que é um software intuitivo de inspeção 3D diretamente integrado ao VXelements da Creaform. Este software metrologia para de inspeção 3D permite profissionais de controle e garantia de qualidade a realizarem inspeções dimensionais e gerarem relatórios de inspeção com base em meticulosos requisitos de engenharia.

Seja para realizar uma simples análise dimensional ou construir extenso um programa de inspeção, o VXinspect oferece um conjunto de ferramentas completo para todos os fluxos de trabalho de inspeção, sem comprometer a qualidade da medição ou os requisitos de dimensionamento e tolerância geométrica (GD&T).

Milhares de usuários, satisfeitos com o desempenho e intuitividade do VXinspect, o endossam e o consideram o software de inspeção 3D que oferece mais valor pelo dinheiro investido.

Em suma, o VXinspect é um assistente repleto de recursos que ajuda você durante todo o processo de inspeção. Graças à sua simplicidade e eficiência, o VXinspect permite que você valide a conformidade das peças fabricadas e forneça peças de maior qualidade aos seus clientes com mais rapidez.

Por Que Optar pela Digitalização 3D para Inspeções?

Com a digitalização 3D, o controle de qualidade pode finalmente sair do laboratório de metrologia e ser realizado diretamente no chão de fábrica. Por serem projetados para medir peças em condições de chão de fábrica, preservando o alinhamento das peças e garantindo a precisão da medição, os escâneres 3D da Creaform são o complemento perfeito para a CMM.

A partir de agora, apenas inspeções delicadas de elementos de alta tolerância precisarão ser atribuídas ao CMM, enquanto todos os outros controles podem ser redirecionados para a digitalização 3D. Essa ação não apenas garante a qualidade do produto ao longo do processo de fabricação, como também melhora os diagnósticos de problemas de qualidade reportados, acelera inspeções simples e diárias e, acima de tudo, permite aliviar a carga da CMM.

Com a tecnologia de digitalização 3D de ponta da Creaform, as possibilidades agora são, de fato, ilimitadas. Você passará a ter a capacidade de digitalizar qualquer tipo de peça, independentemente do tamanho, forma, geometria, acabamento da superfície ou material. Você também terá a flexibilidade de ir a qualquer lugar na área de produção para realizar inspeções de qualidade. Esse ganho de eficiência permite adicionar etapas de medição intermediárias, que resultam em uma fabricação aprimorada e peças de melhor qualidade.

Article written by Creaform

Compartilhar
Comments about this article

Buscando por soluções para medições 3D?

Creaform é reconhecida mundialmente por suas tecnologias sofisticadas. Nós inclusive ganhamos 5 Prêmios Red Dot.

Descubra nossos produtos!