ESCÂNER 3D AJUDA NA CRIAÇÃO DE SOLUÇÕES INDIVIDUAIS DE ADAPTAÇÃO DE VEÍCULOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Homem com camisa cinza usando o escâner Go!SCAN 3D para digitalizar o interior de um Porsche Cayman GT4 branco com um laptop no fundo exibindo a interface do VXscan

Há mais de 20 anos a missão da Paravan GmbH é proporcionar mobilidade e qualidade de vida para pessoas com deficiência. Hoje, a PARAVAN é uma empresa moderna de pesquisa e desenvolvimento com mais de 160 funcionários e parceiros em diversos países. É na pacata cidade alemã de Aichelau que pulsa o coração da empresa. Pessoas de toda a Alemanha, e até mesmo do mundo todo, vêm ao grande centro de mobilidade nos Alpes Suábios. Aqui você consegue ajuda concreta – desde aconselhamento, passando por treinamento de motoristas, até serviço técnico – tudo em uma única fonte. A Paravan encontra para cada deficiência a solução móvel mais personalizada – e a adequa novamente em caso de mudança do quadro clínico. A empresa é especializada na construção de cadeiras de rodas elétricas, instalação de sistemas de elevação e carga, ancoragem de proteção para cadeiras de rodas em veículos, sistemas de condução e direção assistidas, como o sistema de direção digital Space Drive, bem como conversões completas de veículos.

Há vários anos a Paravan usa a tecnologia de medição 3D da Creaform e recentemente adicionou o escâner de luz branca Go!SCAN SPARK ao seu portfólio de tecnologias de medição. Em comparação com o modelo anterior, este novo escâner se destaca por: Reduzir o fator tempo para um fator 5 com o novo modelo. Aqui é possível perceber uma melhoria clara na tecnologia em comparação com os últimos 6 anos.

O escâner 3D portátil é usado para várias tarefas na empresa e simplifica a medição das formas curvadas e individuais das carrocerias e interiores de veículos. Os sistemas de medição convencionais eram demorados e caros, além de imprecisos e custosos em termos de recursos.

Conexão de um sistema de direção digital

A Paravan ajuda pessoas com as mais severas limitações físicas, como baixa capacidade de força residual, corpos de tamanhos maiores, capacidades de mobilidade mínimas e mesmo pessoas sem braços ou pernas, a recuperarem a mobilidade. O Space Drive System, sistema de direção digital desenvolvido internamente, permite o controle de um carro através de um joystick e com o mínimo de esforço.

Em um caso atual, um carro de corrida GT4 foi convertido sem uma conexão mecânica entre o volante e a caixa de direção. O veículo é controlado por um volante Feedback Force digitalizado, que controla o motor de direção na caixa de câmbio meramente por cabo. O objetivo deste conceito de veículo é testar ainda mais o sistema SpaceDrive da Paravan nas condições mais difíceis (na corrida) e otimizá-lo para os clientes.

Com o escâner Go!SCAN SPARK 3D e o software VXscan, o espaço de instalação disponível é primeiramente digitalizado e os pontos de conexão necessários são invertidos usando o Geomagic Design X. Em seguida, com a ajuda do SolidWorks, a conexão do sistema de direção é desenvolvida no espaço digitalizada.

Homem com camisa cinza usando o escâner Go!SCAN 3D para digitalizar o interior de um Porsche Cayman GT4 branco

Digitalização 3D da área do volante

Homem usando o escâner Go!SCAN 3D para digitalizar o volante de um Porsche Cayman GT4 branco

 

Digitalização de um Porsche Cayman GT4 no VXelements – antes de exportar para o Geomagic Design X

Depois de instalar o novo sistema de direção, o espaço de instalação é digitalizado novamente para que seja realizada uma comparação alvo/real das posições de instalação entre o modelo CAD e os componentes fisicamente instalados, a fim de garantir que todos os componentes também foram instalados no veículo dentro da faixa de tolerância especificada.

Homem com camisa cinza em frente a um laptop exibindo a digitalização do interior de um Porsche Cayman GT4 branco no VXelements

Digitalização 3D da conexão de direção de um carro de corrida GT4 com o Go!SCAN 3D para posterior instalação de um sistema de direção digital

Digitalização do Porsche Cayman GT4 com conexão de direção integrada

Engenharia reversa com Geomagic Design X

São necessárias cerca de 2-3 semanas de trabalho para integrar um sistema de direção SpaceDrive em um novo veículo.

Digitalização de um usuário de cadeira de rodas para ajuste otimizados no veículo do cliente

Homem usando o escâner Go!SCAN 3D para digitalizar uma pessoa em uma cadeira de rodas com várias cadeiras de rodas no fundo

A Paravan usa o Go!SCAN SPARK para uma variedade de outras aplicações. Neste caso, a digitalização foi usada para um estudo preliminar com o intuito de colocar digitalmente o cliente digitalizado em seu futuro veículo customizado e, assim, analisar e determinar com antecedência a posição ideal do assento para a operação dos dispositivos de controle (direção e freio a gás) do veículo. Até agora, todas as otimizações nos veículos do cliente só eram realizadas em conjunto com o cliente após os trabalhos de adaptação. Com a ajuda da digitalização 3D, muitos desses ajustes passarão a ser realizados com antecedência. Isso economiza tempo valioso nas otimizações finais antes que o cliente receba o veículo no final do projeto.

A tecnologia de digitalização 3D simplifica os processos e aponta para uma variedade de novas possibilidades de aplicação

As vantagens da solução de digitalização 3D são claramente reconhecíveis e podem ser multiplicadas nos processos da Paravan no futuro: As palavras-chave aqui são eficiência, precisão e simplicidade do fluxo de trabalho. Além disso, o tempo de desenvolvimento da fase de protótipo é reduzido significativamente, aumentando a eficiência.

A Paravan reconhece a vantagem sobre outras tecnologias comparáveis ​​no mercado, em particular no fato de que a Creaform oferece produtos de alta qualidade e soluções de hardware e software completas de uma única fonte, além de suporte em língua alemã. Por esse motivo, a Paravan tem investido repetidamente em novas tecnologias Creaform. A implementação da tecnologia de digitalização ocorreu sem problemas, pois pode ser usada de forma intuitiva e, após alguns processos de digitalização, os funcionários foram capazes de usar a tecnologia de forma eficiente e direcionada.

“Com a tecnologia de digitalização 3D da Creaform tivemos bastante êxito na migração da tecnologia de medição e área de engenharia reversa em nossa empresa para o processo de digitalização e o elevamos a um patamar completamente novo. A constatação de quão rápida e facilmente os projetos podem ser implementados usando a nova tecnologia de digitalização 3D e quão rapidamente os resultados estão disponíveis para processamento posterior é realmente impressionante”, disse Mario Kütt, Diretor de Engenharia de Desenvolvimento e Construção da Paravan, resumindo as vantagens do escâneres 3D da Creaform. “Estamos planejando usar no futuro esta tecnologia de medição 3D na área de construção de protótipos, novos desenvolvimentos de soluções de conversão e no gerenciamento da interface homem-veículo.”

Article written by Creaform

Compartilhar
Comments about this article

Buscando por soluções para medições 3D?

Creaform é reconhecida mundialmente por suas tecnologias sofisticadas. Nós inclusive ganhamos 5 Prêmios Red Dot.

Descubra nossos produtos!