By continuing to use the site you agree to our privacy and cookie policy.

OK

Inspeções dimensionais 3D em colheitadeiras de frutas

 Um escâner 3D é uma ferramenta profissional confiável

Green Monchiero harvester tractor working in orchard

 

No setor agroalimentar, a variedade de guloseimas já vem crescendo há muito tempo: doces, pastas de chocolate, bolos e tortas estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. Para produzir essas delícias, são necessários diferentes tipos de frutas como castanha,  nozes, amêndoas, avelãs e macadâmias.

O desafio em colher estes tipos de frutas foi assumido pela empresa italiana Monchiero, que fabrica colheitadeiras semimóveis, sacudidores de árvores e outros equipamentos complementares: A empresa tornou-se global em 1965 e tornou-se um nome respeitado na indústria.

As colheitadeiras de frutas possuem formas e dimensões especiais para garantir manobrabilidade e segurança, mesmo em condições difíceis. Por exemplo, a cabine do operador deve ser compacta e arredondada para se mover delicadamente entre os galhos das árvores. Como a Monchiero não conseguiu encontrar um fornecedor que pudesse satisfazer as demandas de seus clientes, decidiu projetar de forma independente uma máquina que pudesse colher frutas de castanha de maneira mais eficaz e eficiente.

Desafios e seleção do sistema de medição

Desde o início, a montagem da cabine foi difícil. Componentes diferentes e perfis curvados tiveram que ser combinados e instalados com precisão, porque muitos deles, uma vez produzidos, não podiam ser revisados. Ficou imediatamente evidente que era difícil medir os compartimentos das janelas usando instrumentos tradicionais. Eles eram curvos e arredondados em várias direções diferentes, o que significava que o uso de transferidores e inclinômetros estava fora de questão, pois não eram capazes detectar erros.

A Monchiero começou a explorar o mercado da metrologia e buscou uma solução de medição 3D que pudesse avaliar com precisão grandes objetos, como a cabine do operador e seus componentes. O sistema de medição teria que detectar diretamente problemas nas peças da amostra durante o estágio de montagem. A empresa selecionou as soluções de digitalização 3D da Creaform e solicitou uma demonstração no local. O resultado foi tão convincente que a Monchiero não pensou duas vezes em investir em um escâner Go!SCAN 3D e no software de digitalização 3D VXelements.

Man with Go!SCAN 3D scanning interior of green tractor cabin

Go!SCAN 3D durante a medição da cabine do operador

 

O fator decisivo para investir no escâner 3D foi sua portabilidade e facilidade de uso: outros sistemas não eram tão fáceis e flexíveis, ao mesmo tempo que garantiam a mesma resolução do Go!SCAN 3D. Além disso, o software VXelements incluído no pacote tornou muito simples comparar os modelos CAD e as peças de amostra. Os relatórios podiam ser facilmente impressos com imagens coloridas de acordo com um mapa de cores que indicava o desvio em milímetros do original. Essa comparação teria sido muito mais difícil de realizar usando outras tecnologias convencionais.

Depois que o sistema de medição 3D da Creaform foi usado com sucesso para a cabine do operador, a Monchiero o usou para inspecionar outras peças e componentes importantes da máquina. Por exemplo, ficou muito mais fácil inspecionar os ângulos de curvatura e outras inclinações nos eixos e suportes das rodas. Isso possibilitou uma intervenção nos componentes antes da montagem, mostrando aos fornecedores onde e que tipo de medidas corretivas deveria ser implementado.

A Monchiero também percebeu imediatamente os custos que poderia economizar: acabaram-se as disputas prolongadas com vários fornecedores enquanto esperava-se para ver qual dos componentes estaria fora dos limites de tolerância. Pequenas empresas e inovadores de tecnologia sabem muito bem que economizar tempo é muito valioso: a equipe é limitada e as entregas de produtos quase nunca podem ser atrasadas. Ser rápido na tomada de decisões e nas correções deu à Monchiero uma vantagem competitiva definitiva.

Man with Go!SCAN 3D scanning green tractor part next to computer

Medindo o ângulo de curvatura de um eixo com o Go!SCAN 3D

Satisfação e confiança total na digitalização 3D

Giancarlo Rinero, Desenvolvedor de Produto da Monchiero, comentou: “Um escâner 3D é uma ferramenta profissional confiável para pequenas empresas, mesmo que não seja usado todos os dias. Entender como um objeto complexo difere do modelo é uma grande vantagem em termos de economia de tempo e energia. A diagramação matemática das montagens complexas fornece a certeza de que elas podem realmente ser colocadas juntas. Esperamos que os futuros escâneres 3D se tornem ainda mais compactos para que possamos digitalizar os menores componentes. Esperamos que esta tecnologia se torne ainda mais simplificada.”

“A Creaform demonstrou que é um parceiro confiável tanto na fase de demonstração quanto na de compra. A Creaform também desempenhou um papel fundamental no treinamento e no fornecimento das melhores práticas. Sempre tivemos um excelente suporte para aprender como usar e tirar máximo proveito do nosso escâner Go!SCAN 3D.”

Monchiero logo

Sobre a Monchiero

Fabricantes e distribuidores de máquinas e serviços de alta qualidade, a Monchiero atua com habilidade e profissionalismo nos setores agrícola e florestal, aliando sólidas tradições da terra com as tecnologias mais inovadoras.

Fundada em 1965 para atender às crescentes demandas por automação do mercado agrícola local, a Empresa ampliou gradativamente sua oferta e atuação. Vendas e reparos em máquinas agrícolas são acompanhados pela construção de colheitadeiras e debulhadoras.

Os primeiros modelos eram reboques, mas muito em breve a empresa começou a desenhar e produzir as primeiras máquinas semimóveis, até chegar à atual gama tecnológica altamente desenvolvida, muito articulada e equipada para satisfazer as exigências de fornecedores terceiros e fazendeiros de pequeno, médio e grande porte.

As colheitadeiras Monchiero podem ser encontradas em ação atualmente em todo o mundo: da França ao Chile, Austrália e África do Sul.

www.monchiero.com

 

Article written by Creaform

Comments about this article