By continuing to use the site you agree to our privacy and cookie policy.

OK

Como a Hyundai North America usa os escâneres 3D da Creaform para o desenvolvimento e design de produtos

Como a Hyundai Design North America usa o HandySCAN 3D para melhorar os fluxos de trabalho de design em tempo real

Inaugurado de em janeiro de 2003 na localidade de Irvine, Califórnia, o Centro Técnico e de Design da Hyundai Design North America é uma instalação de última geração de 9.000 metros quadrados, avaliada em US$ 30 milhões, onde designers, engenheiros e modeladores automotivos, além de outros especialistas, criam novos veículos. A equipe oferece designs alternativos para sua matriz com sede na Coreia do Sul.

Assim como é o caso da grande maioria dos fabricantes automotivos, a escultura em argila também desempenha um papel vital no processo de design nos estúdios da Hyundai Design North America, com o intuito de refinar os conceitos baseados em modelos em escala e veículos em argila de tamanho real. A modelagem em argila para a criação de design de veículos ainda é uma prática muito comum entre os fabricantes automotivos de hoje para avaliar a qualidade do design e obter feedback do acabamento da superfície com base em reflexão.

No entanto, com a atual e intensificada concorrência por consumidores e os cronogramas acelerados de desenvolvimento e produção dos fabricantes, as equipes de design estão sob pressão crescente para criar conceitos mais rápido do que nunca. A modelagem digital usando tecnologias de medição 3D, como escâneres 3D portáteis, tornou-se uma solução vital para acelerar os fluxos de trabalho de design.

 

Funcionário trabalhando no modelo em argila reduzido do automóvel

Escâneres 3D herdados já não atendem às necessidades de desempenho

Por muito tempo, a Hyundai Design North America, uma das primeiras a adotar novas tecnologias, usou escâneres 3D como complemento para seus processos de design e modelagem em argila. Infelizmente, a certa altura, a equipe percebeu que era hora de o equipamento passar por uma grande atualização.

“Os escâneres que usávamos anteriormente eram muito volumosos e difíceis de manejar. O processo de digitalização e os tempos de pós-processamento eram longos e exigiam que a maioria dos modeladores se afastassem do trabalho de modelagem em argila”, explicou Rob Homer, Gerente de Operações de Modelagem da Hyundai Design North America. “Isso resultava em uma perda de tempo crucial, especialmente quando as entregas tinham prazos difíceis.”

Rob e sua equipe começaram a pesquisar os escâneres 3D disponíveis que atendessem às suas necessidades. “Queríamos um escâner 3D que fosse compacto, facilmente portátil, rápido e preciso. Também tinha que ser compatível com nosso software CAD.”

HandySCAN 3D: Um verdadeiro líder em digitalização 3D para design de veículos na indústria automotiva

“Depois de analisar as várias tecnologias de medição 3D existentes, a Creaform se destacou claramente com seu HandySCAN 3D. É um produto excelente e confiável a um ótimo preço”, acrescentou Rob. Ele ficou igualmente impressionado com sua facilidade de uso e velocidade.

A Hyundai Design North America foi capaz de implementar perfeitamente o HandySCAN 3D em seus fluxos de trabalho de projeto existentes para desenvolvimento em tempo real. O treinamento dos usuários no software foi concluído em um dia. “A experiência desde a compra do escâner até o treinamento foi incrivelmente agradável e profissional.”

Funcionário usando o HandySCAN BLACK para digitalizar o modelo em argila do automóvel. Ao lado, um laptop exibe os dados da digitalização

 

Depois de estabelecido o esboço 2D, os modeladores digitais começam a trabalhar nos modelos em argila 3D e os fresam para verificações e ajustes. As alterações são realizadas manualmente no modelo em argila, que é então digitalizado em 3D para que seja obtida a representação digital das modificações.

“O processo de digitalização é rápido e fácil. Somos capazes de digitalizar áreas selecionadas sem importunar ninguém que esteja trabalhando em torno do modelo”, disse Rob. “Podemos transmitir informações para a equipe digital minutos após terminar a digitalização.” Essa entrega rápida dos dados de digitalização para o modelador digital significa que as áreas afetadas podem ser corrigidas rapidamente e o modelo, fresado novamente antes das revisões finais.

Funcionário em frente a uma tela grande exibindo um esquema de design automobilístico na frente de um colega de trabalho sentado em uma mesa

 

Richard Gillespie, Gerente Sênior de Modelagem Digital, diz que as medições 3D permitem que os modeladores e a equipe de design saibam exatamente onde os modelos de argila estão em comparação com os critérios de design e limites de estilo. Eles são capazes de identificar e corrigir discrepâncias rapidamente. Os designers podem tomar decisões com mais rapidez graças à eficiência e precisão oferecidas pelo HandySCAN 3D.

Um dos aspectos favoritos de Rob é a simplicidade do HandySCAN 3D. “Minha equipe de modelagem pode usá-lo de forma independente sem ter que esperar que outro especialista faça as digitalizações para eles. Isso torna os nossos serviços realmente completos.”

A Hyundai Design North America continuará a melhorar seus fluxos de trabalho de modelagem em argila usando a digitalização 3D, permitindo mais tempo para o processo de design e refinamento. Estamos ansiosos para ver os novos designs chegarem ao mercado!

Article written by Creaform

Compartilhar
Comments about this article

Buscando por soluções para medições 3D?

Creaform é reconhecida mundialmente por suas tecnologias sofisticadas. Nós inclusive ganhamos 5 Prêmios Red Dot.

Descubra nossos produtos!